Thursday, July 23, 2009

Repara e restaura o património das horas

In Jornal de Notícias (23/7/2009)
JSANDRA BRAZINHA


«Relógio do arco da Rua Augusta está entre os muitos que Luís Cousinha já restaurou.

A construção de um relógio não representa qualquer mistério para Luís Cousinha. Foi bem cedo, aos 16 anos, que começou a aprender um ofício herdado do avô: restaurar e montar relógios de torre.

"A relojoaria mecânica, férrea ou monumental não tem nada a ver com os relógios de pulso", esclarece o relojoeiro, de 62 anos, que tem uma oficina na Marisol, Charneca de Caparica, em Almada.

A escolha foi feita logo após ter concluído o ensino secundário. Mesmo com outras opções, decidiu dar continuidade ao negócio da família. "O meu avô pediu-me para não deixar isto e eu, na altura, disse ao meu pai que abdicava de um curso superior. Não estou nada arrependido", confessa, recordando que antes do 25 de Abril a empresa familiar, com sede em Almada, tinha entre 12 a 15 empregados. "O curso que eu tenho é a vida e os ensinamentos que o meu avô me transmitiu e os técnicos que trabalhavam com ele", conta.

Para além de mecânica, há que perceber de serralharia, soldadura, carpintaria e pedraria. "Somos polivalentes. Fazemos o nosso serviço e o dos outros. Já cheguei a abrir roços nas paredes. É muito duro", realça, mostrando-se orgulhoso, porém, por conhecer o país de lés a lés.

A relojoaria mecânica é tanto exaustiva como benfeitora. "Isto dá um trabalho dos diabos, mas tudo montado fica realmente uma peça bonita", enaltece Luís Cousinha, cujos filhos não se sentiram atraídos pelo ofício.

"A profissão está em vias de extinção. Como eu, devem haver uns dois ou três no máximo", refere Cousinha, que entre os seus dois colaboradores já tem um seguidor, um jovem de 22 anos com quem trabalha há três anos. "Vai fazer carreira mesmo e no final do ano vou enviá-lo para um curso de relojoaria para adquirir cultura geral, porque para relojoaria mecânica não há cursos nem mercado", diz.

Apesar de hoje em dia grande parte dos relógios de torre funcionar autonomamente com mecanismos computorizados, o trabalho não falta a este homem. As encomendas que recebe anualmente não são, contudo, suficientes para que dedique todo o tempo à restauração de artigos que considera um património. "Não há nenhuma firma que possa viver fazendo cerca de três restauros por ano", queixa-se, dizendo trabalhar ainda em relojoaria computorizada e na área da informática.

"Há muita gente que não considera isto património. Mas ainda temos no país determinadas pessoas com responsabilidades a nível local que se interessam por estas coisas", salienta. Por restaurar, Luís Cousinha tem um relógio de Vila de Frades, Vidigueira, e um outro de Salva Terra do Extremo, Idanha-a-Nova.

Este relojoeiro, responsável pelo restauro do relógio do arco da Rua Augusta, em Lisboa, irá recuperar ainda este ano os relógios de torre do antigo edifício dos Paços do Concelho de Almada e da Base Naval do Alfeite.

Os restauros, que custam entre 2500 a 3000 euros, demoram em média sete meses, mas durante um ano é sempre necessário fazer rectificações. Já um relógio de torre novo pode atingir os 100 mil euros. "Eu era capaz de fazer um relógio, porque tenho moldes de todas as peças. Demorava um ano, mas fazia-o de raiz", garante Luís Cousinha.»

...

O problema, Sr. Couzinha, é que o relógio do Arco da Rua Augusta está sistematicamente parado ou com as horas trocadas. Ou seja, NÃO ESTÁ REPARADO. Ou seja, ainda, foi dinheiro deitado ao lixo.

No comments: