Friday, May 29, 2009

Também chegado por e-mail:

boa tarde

como posso adquirir o livro Anuário Relógios e Canetas 2009 .

Sem mais no momento


José carlos

Chegado por e-mail:


Caros amigos, como funcionava a leitura deste "relogio horizontal" ?
Bom fim de semana
Ralf

Relógia do Arco da Rua Augusta não acerta uma


É realmente um país do faz-de-conta. Fala-se do Terreiro do Paço. Fala-se das comemorações disto e daquilo. E o Arco da Rua Augusta está em estado deplorável. E, pior, o relógio continua a não acertar uma. Há pouco, estava parado nas 6h30 quando já se eram 9h. Ou seja, espatifaram-me uns largos milhares em um pseudo-arranjo, mas nem por isso se deixou de deitar foguetes pelo facto. Passados uns meses, relógio na mesma.

Já pode acertar o seu relógio



A cinco anos de perfazer um século de existência, depois de um arranque periclitante, de atribulações e modificações, de abandono durante décadas e quase extinção no início do século XXI, o edifício da Hora Legal, ao Cais do Sodré, volta a servir para aquilo que foi criado - emitir o Tempo Oficial português, a partir da única autoridade habilitada para o efeito, o Observatório Astronómico de Lisboa.

Thursday, May 28, 2009

Exposição de relojoaria em Évora


A partir de hoje, e até Domingo decorre no Hotel M'Ar de Ar, no centro histórico de Évora, uma exposição organizada com parte do acervo do Museu do Relógio de Serpa. Subordinada ao tema "200
Anos de Relógios Mecânicos: 1800-2000", a exposição mostra peças de bolso e de pulso, desde as mais rústicas "cebolas" aos mais sofisticados modelos. A exposição funciona das 14h00 às 23h00 e conta com a presença de funcionários do Museu, que poderão explicar a história das peças ou informar sobre os seus serviços de manutenção e restauro.

Thursday, May 21, 2009

Os relógios de João Vaz de Carvalho





João Vaz de Carvalho tem um mundo muito especial, feito de côr e riso. Este pintor natural do Fundão, mas radicado há muitos anos em Lisboa, tem mantido presente na sua obra uma série de relógios - não são inventados, são máquinas do tempo que lhe povoam a habitação e o quotidiano. É dos poucos artistas portugueses que conheço que mantém com o Tempo uma relação iconográfica perene. Que pode ter uma leitura imediata, infantil (talvez a que mais lhe agrada), ou uma leitura mais elaborada, cheia de ironia e segundos sentidos. Alguns exemplos da sua produção mais recente (que inclui outras temáticas, claro) podem ser vistos na Galeria Trema, ao Príncipe Real, em Lisboa, a partir de Sábado e até 20 de Junho.

Sunday, May 17, 2009

O mais antigo relógio de sol em madeira até agora encontrado em Portugal




É um pequeno objecto em madeira, de 4,5 x 4 cm. Foi encontrado no final do século passado em trabalhos arqueológicos no Largo do Corpo Santo, na Lisboa ribeirinha. Mas só agora foi por nós identificado – trata-se da base de um relógio de sol portátil, o mais antigo do seu género de que há conhecimento no país.
Esta meridiana, nome por que é conhecido o tipo de relógio de sol em causa, chegou aos nossos dias com a madeira praticamente intacta porque esteve durante mais de 500 anos debaixo de água.
Está incompleta, já que lhe falta, no centro, uma bússola (material ferroso rapidamente deteriorado). E, para completar o conjunto, havia também uma tampa, de que ainda há na base os sinais de ligação. Essa tampa deveria ser também em madeira, e serviria para gravar no interior uma tabela com nomes das cidades mais importantes da Europa, com as respectivas latitudes. Um fio, preso à tampa e a um ponto da base (de que há também vestígios no objecto achado) serve neste tipo de relógios como gnómon, para projectar a sombra do Sol.
A base, cujo centro escavado servia de assentamento para a bússola, tem gravados algarismos árabes, vendo-se claramente, da esquerda para a direita, o “0” de 10, e depois “11”, “12”, “1”, 2”, “3”, “6”, “8” e “9”. Os números “4” e “7” estão escritos de forma hesitante, demonstrando a antiguidade do objecto. Os algarismos árabes, incluindo o “zero”, foram introduzidos na Europa científica a partir de Itália, no século XII, por Leonardo Fibonacci, mas só lentamente começaram a substituir a grafia da numeração romana no quotidiano ocidental. A base da meridiana em madeira encontrada no Corpo Santo ainda apresenta uma grafia não fixada dos algarismos árabes. “Apesar de os algarismos árabes terem sido usados ocasionalmente pelos europeus desde o século XIV, só no princípio do século XVII começou a generalizar-se na Europa, incluindo Portugal”, refere-nos o matemático Nuno Crato. Isto poderá significar que a meridiana do Corpo Santo terá vindo de Itália, como o material cerâmico encontrado no local.
No quadrante da meridiana encontram-se ainda marcações que deverão indicar pontos de acerto deste relógio de sol portátil. Depois de achado o Norte, através da bússola, o utilizador deveria acertar o objecto para o local onde se encontrava, mediante a latitude que sabia ou que iria consultar na tabela da tampa.
Os relógios de sol foram introduzidos na Península Ibérica pelos romanos, havendo alguns exemplares encontrados no território português. Depois disso há um enorme hiato, durante as ocupações bárbara e islâmica, não se tendo encontrado até hoje qualquer exemplar desses períodos. O relógio de sol volta a aparecer no período românico, adjacente a mosteiros e igrejas. Mas nunca como relógio de sol portátil. A meridiana do Corpo Santo, possivelmente datada do início do século XV, é pois o mais antigo relógio de sol portátil encontrado até hoje no país.
A escavação do Largo do Corpo Santo, dirigida por Clementino Amaro, e com os arqueólogos Ana Vale e João Marques, foi efectuada devido à necessidade de construir um poço de ventilação para o Metropolitano de Lisboa. A área a escavar correspondia a uma circunferência, com cerca de 15 m de diâmetro, no canto nordeste do parque de estacionamento, encostado ao edifício da Marinha.
Os trabalhos arqueológicos no Largo do Corpo Santo, em Lisboa, iniciaram-se em Janeiro de 1996. Imediatamente sob a superfície foram detectadas as estruturas pertencentes às oficinas de serralharia do Arsenal da Marinha, destruídas já neste século, para a construção do parque de estacionamento. Depois de liberta a área de escavação destas estruturas recentes, começaram a aparecer pavimentos e paredes pertencentes ao Palácio dos Côrte-real, cuja edificação data de 1585. A escavação sob os pavimentos revelou que estes assentavam num grande aterro onde abundam os óxidos de ferro e cinzas, possivelmente provenientes das ferrarias aí instaladas no início do século XVI. Teriam sido eventualmente danificadas pelos terramotos de 1531 e 1551 que, segundo os relatos, atingiram duramente a zona ribeirinha de Lisboa. Os seus despojos terão sido utilizados para criar um aterro sobre a praia, destinado à construção do novo e grandioso palácio de D. Cristóvão de Moura, casado com D. Margarida de Côrte-real. O Palácio dos Côrte-real, também conhecido como Palácio do Marquês de Castelo Rodrigo, sofreu um incêndio em 1751, ficando irrecuperável com o terramoto de 1755.
O material escavado no aterro inclui algumas peças de qualidade excepcional, como as primeiras majólicas importadas do centro de Itália, remontando a sua cronologia ao séc.XV e XVI. A meridiana em madeira foi recolhida num nível junto à praia, ou seja, na base do aterro referido, podendo assim datar-se do final do século XV.


in Cronos - Pilares do Tempo, suplemento saído com o Público de 16 de Maio

Thursday, May 14, 2009

Cronos - Pilares do Tempo, Sábado com o Público


Cronos -Pilares do Tempo sai Sábado, 16 de Maio, com o PÚBLICO. O único suplemento do género num jornal generalista comemora uma década a mostrar o Património, a Cultura e as mais belas Máquinas do Tempo. O achado de uma meridiana quinhentista em madeira na zona ribeirinha da capital, o regresso da Hora Legal ao Cais do Sodré, ou a relação entre o tempo sagrado e o tempo profano nas igrejas de Lisboa são alguns dos temas desta edição.