relógio; do latim horologium < Gr. horológion < hóra, hora + légo, dizer. s. m., instrumento para marcar as horas, os minutos, etc. de entre eles, apenas nos interessam os relógios históricos e entre eles os mecânicos e os de sol, já que dos astronómicos nem vê-los por cá. em Lisboa o panorama é mau, pelo estado de abandono, uns, pela ignorância e desprezo com que são tratados, outros. vamos dar tempo ao tempo e ver se chegamos a horas para alguns deles.
Friday, November 23, 2012
Monday, August 13, 2012
Monday, August 6, 2012
Âncora dos Jerónimos volta a ser relógio de sol
A âncora que está na Praça do Império, e que desde a Exposição do Mundo Português, em 1940, ali se encontra, volta a ter a função para que foi colocada - a de gnómon. Saiba mais aqui.
Wednesday, May 9, 2012
Wednesday, March 28, 2012
Wednesday, March 21, 2012
Mais um relógio sem ponteiros...

Será que o Grupo Pestana não arranja tempo nem dinheiro para relocar (ou colocar novos) os ponteiros do magnífico relógio que coroa as belíssimas antigas cocheiras do Palácio Vale-Flor, no Alto de Santo Amaro, e hoje um bom centro de congressos?
Monday, February 20, 2012
Certo e a dar horas

Surpresa das surpresas: na 6ª F passada, eis que o vejo certinho e a dar as badaladas certas. Homessa, que se terá passado contigo, relógio? Finalmente a horas e a falar? Espero que assim continues!
Monday, February 6, 2012
Mais um parado:

Na Rua 1º de Maio, entroncamento com a Rua Luís de Camões, ao topo do muro do Museu da Carris, está este magnífico relógio de duas faces. Aguardando por reparação... mas como não é "material circulante", temo que assim esteja ad-aeternum.



