Friday, January 4, 2008

Relógios Históricos de Lisboa

O primeiro relógio mecânico de que se tem conhecimento em território português é o colocado em 1377 na Sé de Lisboa, pago em partes iguais pelo rei D. Fernando, pelo cabido e pelos homens bons da cidade. Teria sido o seu autor um tal “mestre João, francês”.
Seria um exemplar de relojoaria grossa (em contraponto à relojoaria fina, de bolso ou de pulso), com as peças arrumadas numa armação de ferro, ou gaiola, e muito provavelmente não teria ponteiros ou mostrador – serviria apenas para accionar sinos, como o “de correr” ou “de colher”, que regulava de manhã e ao sol posto o abrir e fechar de portas da judiaria e da mouraria. Dessa máquina nada resta. O relógio da Sé foi o primeiro grande marcador do tempo colectivo de Lisboa, conquistada ao Islão em 1147 mas apenas tornada capital do reino em 1256.
O casamento, em 1387, de D. João I, com Filipa de Lencastre, permite a Portugal aceder à tecnologia relojoeira do norte da Europa.
Com D. Manuel, o Paço, que até então era na Alcáçova árabe (Castelo de São Jorge), muda-se para a Ribeira das Naus. Junto ao Paço e à Capela Real passa a haver Torre do Relógio, havendo registo desde essa data dos relojoeiros reais. Este é o segundo grande marcador do tempo colectivo lisboeta.
Com D. João V, a Capela Real passa à condição de Igreja Patriarcal e a Torre do Relógio é demolida, para ser construída uma outra, ao estilo barroco, encomendada ao arquitecto italiano Canevari. A nova torre e o seu relógio são referidos com admiração e espanto pelos forasteiros. A máquina deveria ser flamenga, como o são os exemplares que ainda hoje se encontram no Convento de Mafra. Mas a torre de Canevari tem vida efémera, com o terramoto de 1755.
A família real muda-se para a Ajuda, passando a viver na Real Barraca, uma construção em madeira. Com ela muda-se a Capela Real, também construção efémera. Em 1793 acaba a construção adjacente ao conjunto do único edifício em pedra – a torre sineira da capela. Três anos depois, é lá instalado um relógio de José da Silva Mafra. Este foi o terceiro marcador do tempo real, mas o Paço da Ajuda sempre foi periférico ao pulsar da cidade. O relógio de José da Silva Mafra, ainda lá se encontra, mas ao abandono.
No final de 1883, Augusto Justiniano de Araújo, fundador da Escola de Relojoaria da Casa Pia, superintende à adaptação de um relógio proveniente do Convento de Jesus (hoje Academia das Ciências) e sua colocação no Arco da Rua Augusta. O arco foi o quarto grande marcador colectivo do tempo alfacinha – a primeira máquina ainda existe mas foi substituída em meados do século XX por uma de autoria de Manuel Francisco Cousinha, que acaba de ser restaurada. Mas, ao longo de mais de um século, devido à sua falta de exactidão, o relógio do arco da Rua Augusta nunca conseguiu erigir-se à condição de regulador das horas da cidade.
Desde 1857 que funcionava a partir do Observatório Astronómico do Castelo de São Jorge um sistema de meridiana, da autoria de Veríssimo Alves Pereira. Ao meio-dia solar, o sistema fazia troar uma pequena peça de artilharia. A meridiana mudou-se depois para a Escola Politécnica. Funcionou até cerca de 1915. Este foi o quinto marcador colectivo do tempo lisboeta, mas das meridianas nada resta.
Desde 1858 que funcionava junto ao Observatório Astronómico da Marinha o chamado Balão do Arsenal, um dispositivo que assinalava diariamente as 13h00 com a queda de um balão de um mastro e um sinal sonoro. Este foi o sexto marcador colectivo do tempo na capital, mas também dele nada ficou.
Desde 1915, ano em que o Balão do Arsenal desapareceu, que funcionou, ao Cais do Sodré, o relógio da Hora Legal, com o tempo a ser emitido por circuito eléctrico a partir do Observatório Astronómico de Lisboa. Depois de vicissitudes várias, o sétimo e último grande marcador do tempo colectivo da capital deixou de poder ostentar o título de Hora Legal.
Assim, Lisboa singra alegremente pelo século XXI sem respeitar o seu património público relojoeiro e sem ter um único marcador colectivo de tempo que seja fiável, reconhecido e estimado pelos seus habitantes e pelos forasteiros que a demandam.
in Casual, suplemento do Semanário Económico de 28/12/07 (adaptado)

1 comment:

isabel tiago said...

Boa tarde

O meu comentário tem por finalidade felicitar o autor/es deste texto sobre os relógios de Lisboa. Descobri por acaso ao fazer uma consulta sobre relógios e ponteiros em Lisboa. Já adicionei aos meus favoritos para não perder este contacto.
Como lisboeta e interessada em história adoro estas decobertas que além de premiarem quem teve o trabalho de fazer as respectivas pesquisas também nos favorece e facilita o conhecimento.
Parabéns.