Monday, December 3, 2007
O relógio da Hora Legal em 1943
O regime diferenciado de Hora de Verão e Hora de Inverno tem como objectivo aproveitar ao máximo, para as actividades sociais da maioria da população, as horas de sol disponíveis ao longo do ano. A Alemanha terá sido o primeiro país a adoptar o sistema de Horário de Verão e de Inverno logo no início da I Guerra Mundial, em 1914. A Inglaterra e Portugal adoptaram esse regime em 1916, que tem sofrido até hoje várias alterações, como se pode ver em www.oal.ul.pt.
Em 1943, em plena II Guerra Mundial, Os Ridículos dedicavam a sua primeira página de 13 de Março à mudança da hora, ilustrando-a com um desenho do relógio da Hora Legal, ao Cais do Sodré. Nesses anos, por motivos de segurança (possibilidade de bombardeamento aéreo por parte dos alemães, mesmo sendo o país oficialmente neutral), e de escassez de energia, a iluminação pública era restringida ao mínimo e as horas solares eram aproveitadas ainda de forma mais "esquisita".
O regime de Hora Legal em Portugal em 1943 (como no ano anterior e nos dois que se seguiriam) era o seguinte:
Hora do meridiano de Greenwich, tendo sido adiantada de 60 minutos nos períodos compreendidos entre as 23 horas do dia 13 de Março e as 23 horas do dia 17 de Abril e, entre as 24 horas do dia 28 de Agosto e as 24 horas do dia 30 de Outubro; e adiantada de 2 horas desde as 23 horas do dia 17 de Abril até às 24 horas do dia 28 de Agosto.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment